sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Para aqueles que às vezes têm saudades de sabores antigos mas recusam fazer sofrer animais...

O veganismo não é apenas uma dieta que não inclui animais e seus derivados, é um modo de nos alimentarmos atento a mil e uma coisas que, de repente, passam a ser consideradas, como o valor nutritivo dos alimentos e a sua relação com a nossa saúde, o modo como é produzido, transportado e comercializado, o seu impacto ambiental, etc. É, no fim das contas, um modo de vida, onde de um modo muito espontâneo deixa de fazer sentido consumir alimentos que até aí eram considerados banais.

No entanto, às vezes, dá-nos uma certa vontade de fazer uns disparates. E ainda bem que a indústria alimentar se lembrou de nós que queremos uma gulodice, mas sem fazer sofrer os animais!

Por exemplo, descobri que já há

a) alheiras veganas (apesar de intituladas "vegetarianas", não têm quaisquer derivados de animais):

b) gelatina vegana (embora mais saudável seja fazer em casa a gelatina com fruta natural e agar-agar):

c) gelado vegano (também na forma tradicional, individual e com pauzinho):

Pronto, ninguém é perfeito...

2 comentários:

  1. Olá,vi que és de Portugal,vc pode me informar onde vc encontrou esses produtos? Principalmente a gelatina vegana,obrigada-email-anjoalc@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!
    Desculpe o atraso da resposta. Cá vai:
    - as alheiras veganas encontrei-as uma vez no Pingo Doce de Braga, na secção da dieta alternativa, mais precisamente numa estante frigorífica com iogurtes, queijos, sobremesas e alheiras veganas; na última vez que fui ao Pingo Doce de Braga (nesta Páscoa) já não as vi...
    - a gelatina Gelly-já da ALSA já a vi em sítios tão diferentes como numa mercearia de bairro na vila de Luso ou num hipermercado como o Continente.
    - o gelado Naturattiva só se encontra em lojas especializadas como a CELEIRO-DIETA ou o JARDIM VERDE (estas lojas normalmente existem nos Centros Comerciais).

    Bom apetite!

    L.

    ResponderEliminar