quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dois livros traduzidos para português sobre as emoções dos animais

Felizmente, já há muita bibliografia sobre o estudo das emoções nos animais.
Em português já estão traduzidos pelo menos dois livros, muito acessíveis, quer ao nível do preço, quer ao nível dos conteúdos (pois, apesar de rigorosos, são livros de divulgação):

Mark Bekoff, A VIDA EMOCIONAL DOS ANIMAIS (trad. Ana Maciel), Estrela Polar, Alfragide, 2008.











Jonathan Balcombe, O REINO DO PRAZER (trad. Maria Emília Novo), Europa-América, Mem-martins, 2007. Tem um prefácio de duas páginas de P. Singer!










De Mark Bekoff entretanto já foi traduzido o seu MANIFESTO DOS ANIMAIS, (trad. Pedro Vidal), Estrela Polar, Alfragide, 2010, onde desenvolve as "seis razões essenciais para mudarmos a forma como tratamos os animais", a saber: "1. Todos os animais partilham a Terra e temos de coexistir; 2. Os animais pensam e sentem; 3. Os animais têm e merecem compaixão; 4. A ligação origina respeito, a alienação origina desrespeito; 5. O nosso mundo não tem compaixão para com os animais; 6. Agir com compaixão ajuda todos os seres e o nosso mundo."











De Jonathan Safran Foer, também já foi traduzido COMER ANIMAIS (trad. Luís Santos), Bertrand, Lisboa, 2010, onde "levanta a questão muda que está por trás de cada peixe que comemos, de cada frango que fritamos e de cada hambúrguer que grelhamos"...

2 comentários:

  1. O "Comer Animais" é do Jonathan Safran Foer. :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada!
    Assim que puder vou corrigir.
    Mesmo que a capa tenha letras garrafais e tenha sido fotografada e inserida - "deitada", é certo - por mim, confundi-o mecanicamente com o outro Jonathan...

    ResponderEliminar