sexta-feira, 17 de junho de 2011

Recomendo um livro que me foi recomendado

Gareth B. Matthews
Santo Agostinho (trad. Hugo Chelo), Lisboa, Edições Setenta, 2008.






Santo Agostinho pode ter tido todos os defeitos do mundo (por exemplo, abandonar a mãe do seu filho Adeodato para se dedicar a Deus - um santo não devia ter feito isso a uma mulher!), mas é um escritor apaixonante e deixou um legado controverso que muito tem dado que pensar aos que o lêem. Obrigada, Santo Agostinho!

Gareth B. Matthews escreveu, entre muitas outras coisas, Santo Agostinho, para analisar de um modo simultaneamente acessível e rigoroso os principais assuntos tratados por este teólogo/filósofo.

Agrada-me muito a maioria das suas reflexões, mas há uma, no capítulo "O problema das outras mentes" que muito me sensibilizou:

"Ao tornar-me vegetariano, não se tratou tanto de alterar as minhas opiniões sobre novilhos e galinhas, mas antes de mudar a minha atitude em relação a eles. Contudo, isto não quer dizer que o raciocínio não tenha desempenhado qualquer função. Assim, para mim, foi importante que me tenham dado provas de que todas as aves e mamíferos sonham. Penso que não há provas similares desta actividade nos anfíbios, peixes ou animais inferiores. Raciocinei do seguinte modo: qualquer organismo que sonhe tem muito provavelmente algum género de experiência subjectiva, talvez não muito diferente da minha. Ao pensar sobre isso, descobri que não quero comer sonhadores. O raciocínio influenciou as minhas atitudes" (p. 109).

Quem já se deteve por alguns instantes a contemplar os seus animais a dormir (a sonhar, por vezes pesadelos, a avaliar pelos movimentos e pelos seus "vocábulos"!) não pode ser indiferente a esta passagem de Gareth B. Matthews...

Na foto, o Barbichas (o cão - o amarelo - da ABRA mais "calmeirão" que passou por minha casa) e o Luisinho (o cachorrinho - o preto - da ABRA mais irrequieto que passou por minha casa):



Estará S. Agostinho a dar voltas no túmulo por causa destas reflexões de Matthews a partir do que o santo escreveu em obras como Da Trindade?

Sem comentários:

Enviar um comentário