domingo, 16 de outubro de 2011

Parabéns ao Dia Mundial da Alimentação - 16/10/2011

Para pensar um pouco nas questões da alimentação, sugiro estas duas crónicas do médico Lima-Reis.

É possível ler as suas crónicas na revista Notícias Magazine, onde se debruça regularmente sobre todo o tipo de alimentos: café, favas, azeite, vinho, chouriço, etc. É com toda a certeza um bom garfo. 

Por não ser vegetariano ou vegano, é particularmente importante a opinião deste médico acerca das dietas vegetarianas ou veganas (favorável) e acerca da soja (simpatizante).


Seria mais fácil apresentar um elogio do veganismo e da soja feito por um vegano, mas acho mais interessante quando é feito por um médico que não vegano nem dependente da soja:


E porquê falar do vegetarianismo ou do veganismo no dia que a FAO (a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) escolheu para nos consciencializar para a situação vergonhosa (de fome) que ainda hoje é vivida por muitos seres humanos?

É que a opção por uma dieta vegana ou vegetariana não tem apenas impacto na vida dos animais, tem também na vida dos seres humanos, pois uma alimentação carnívora, por ser ambientalmente onerosa (gasta mais água, desgasta mais os solos, polui mais a atmosfera, etc.), está obviamente associada à exploração dos povos do terceiro-mundo pelos povos ricos (e pacientes de cancro no aparelho digestivo, AVC, diabetes, etc.).

Para mais (e estatisticamente documentadas) informações, ler Libertação Animal, de Peter Singer, o Capítulo 4, "Ser vegetariano... ou como produzir menos sofrimento e mais alimento com um custo reduzido para o ambiente".   


2 comentários:

  1. A crise económica que vivemos é uma boa oportunidade para pensarmos e aventurarmo-nos nas deliciosas, sustentáveis e criativas ementas vegetarianas e veganas.

    Tiago e Cecília

    ResponderEliminar
  2. Perante o vosso comentário (que espero sincero e com consequências), ocorre-me o título de um livro de um filósofo francês, Luc Ferry: FAMÍLIA AMO-VOS (Temas e Debates, 2008).

    ResponderEliminar