domingo, 9 de outubro de 2011

Recomendação: J. M. Coetzee

J. M. Coetzee (1940 - ...) é um escritor sul-africano que foi premiado com o Nobel em 2003.


Tem vários livros publicados, alguns deram filmes excepcionais (como Disgrace), mas há dois especiais já traduzidos para português:

As Vidas dos Animais (1999) e Elizabeth Costello (2003)


O primeiro, As Vidas dos Animais, é composto por uma fábula-conferência de Coetzee em torno da personagem Elizabeth Costello, uma romancista australiana frequentemente convidada a fazer conferências em universidades; numa delas, em vez de falar sobre literatura, espanta e desconcerta o auditório quando começa a falar sobre a intolerável crueldade que os humanos exercem sobre os animais.
Além disso, o livro tem também as reacções de outros autores a esta fábula-conferência: a teórica da literatura Marjorie Garber, o filósofo Peter Singer, a especialista em questões religiosas, Wendy Doniger, e a primatóloga Bárbara Smuts.

O segundo livro, Elizabeth Costello, o autor desenvolve e aprofunda a história da personagem Elizabeth Costello e cruza-a com reflexões acerca da literatura.



Segundo os comentadores dos textos de Coetzee, a inspiração de Coetzee para a criação da personagem Elizabeth Costello terá sido Mary Midgley (1919 - ...),


a veterana e carismática filósofa moral inglesa, autora de muitas obras (Beast and Man: the Roots of Human Nature, de 1978; Animals and Why They Matter, de 1983) e de palestras polémicas como esta, onde questiona a tese do "gene egoísta" de R. Dawkins:

Ver vídeo: http://youtu.be/qSFEr2zV5Oo

Ler um artigo seu (também contra Dawkins) publicado no jornal Britânico THE GUARDIAN: http://www.guardian.co.uk/commentisfree/belief/2009/apr/20/religion-philosophy-hobbes-dawkins-selfishness

Sem comentários:

Enviar um comentário