terça-feira, 4 de outubro de 2011

Parabéns ao Dia Mundial dos Animais

Desde 1929 que se comemora o Dia Mundial dos Animais no dia 4 de Outubro, em homenagem a São Francisco de Assis (que nesse dia alcançou a "vida eterna"), um italiano que viveu nos séculos XII-XIII e, entre muitas coisas, ficou conhecido pela sua simpatia pelas criaturas não humanas do mundo.
Apesar de o seu legado ser mais ambiental do que animal, ficou a associação entre o santo e os animais, sendo que o mais importante é, obviamente, é a existência de um dia dedicado aos animais e à sensibilização dos humanos para a necessidade de respeitar e cuidar dos animais.

Nem de propósito, hoje fui com a Lylla ao veterinário para realizar umas análises de rotina e descobri que a pobrezinha tinha um chumbo (de espingarda) na perna. Foi retirado, mas tudo indica que terá muitos mais. Ex-cadela de caçador, já se sabe...
De acordo com o veterinário, o organismo dos cães (o nosso também, lembro-me de ver isso na série CSI) adapta-se e torna-se capaz de conviver com os chumbos que aloja. Mas não deixa de ser arrepiante imaginar o sofrimento da Lylla no momento em que levou o tiro e a crueldade do dono ou do congénere que a "chumbou"... Agora percebo o estrutural pavor da Lylla e os seus bloqueios...

Felizmente, a Lylla já começa a interagir connosco e a expandir-se mais. Acho que está a ganhar gradualmente auto-confiança. E apesar de ainda desviar o olhar, já se deixa fotografar (acordada):


Obrigada, ABRA, por nos proporcionares mais esta experiência!

1 comentário:

  1. É bom compartilhar e aprender com informação tão pertinente. É sempre importante alertar para a sempre presente luta pelos direitos dos animais.

    ResponderEliminar