domingo, 2 de outubro de 2011

Parabéns (atrasados) ao Dia Mundial do Vegetarianismo!

Desde 1977, e graças à iniciativa de Sociedade Vegetariana Norte-Americana, o dia 1 de Outubro é o Dia Mundial do Vegetarianismo.

A intenção era e é chamar a atenção para as vantagens da alimentação vegetariana para a saúde dos humanos, da Terra e, obviamente, dos animais.

Em Portugal, as comemorações estendem-se ao longo de uma semana! Mais informações em: http://www.semanavegetariana.com/

O jornal SOL (30/09/2011) fez uma simpática reportagem (p. 40-41) sobre a história do vegetarianismo em Portugal. Ironia das ironias (ou não, para quem conhece a fundo a história do Porto), tudo começou na cidade tripeira, o Porto:

"O grande impulsionador do vegetarianismo e do naturismo foi o médico Amílcar de Sousa, que vivia no Porto e conseguiu mobilizar outros médicos e personalidades da burguesia portuense para 'o estilo de vida natural e saudável'. Em 1911 foi fundada a Sociedade Vegetariana de Portugal pelo comité que publicava a revista O Vegetariano. (...)
Em 1913 abria com alarido o Grande Hotel Fruti-Vegetariano, a dois passos da estação de São Bento no Porto. (...)
Na mesma altura surgia em Lisboa, no número 100 da Avenida da Liberdade, a Maison Vegétarienne, um espaço que aplicava os princípios do vegetarianismo. (...)
No filme O Pai Tirano, de 1941, há uma passagem que brinca com um dos personagens que 'só come comida de grilo', e este responde que o grilo 'é um bicho sábio, pois alimentando-se exclusivamente de vegetais, segue a lei sã da natureza'". (p. 40).

Já agora, eis o grilo mais famoso dos desenhos animados (no tempo em que os desenhos animados eram desenhos bonitos e inocentes e tinham moral... da história), o Grilo Falante (nem de propósito, a voz da consciência de O Pinóquio):





Para os mais nostálgicos, um excerto de O Pinóquio em vídeo:

http://youtu.be/Liz6e4JYP6w

Sem comentários:

Enviar um comentário