sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Luna...


A minha gata fez 12 anos no dia 26 de Junho...

Na semana passada, numa das milhares de massagens que lhe faço por dia, encontrei um nódulo numa das mamas. Foi analisada no dia seguinte e submetida a uma operação cirúrgica no dia depois do seguinte. Tudo correu bem, mas, devido à velhice o pós-opratório complicou-se, porque o seu sistema renal teve dificuldade em "ressuscitar" depois da anestesia geral...

Temi pela sua vida - e pela minha também, porque de repente não me imaginava sem a companhia discreta mas vigilante deste animal tão único que convive comigo há doze anos... Não me sentia ainda preparada para a sua morte. Ela está sempre comigo - sobretudo quando trabalho e estudo na secretária...

Nunca uma das definições de Tom Regan de "sujeito-de-uma-vida" (categoria que engloba mamíferos humanos e não humanos e pássaros) me pareceu tão certeira. Andei sempre com ela na cabeça durante estes dias: os sujeitos-de-uma-vida trazem o mistério de uma presença psicológica unificada ao mundo” (Regan, T. (2004), The Case for Animal Rights, p. xvi).


Acho que o meu mundo vai poder contar com esta presença psicológica unificada tão especial chamada Luna. Espero que durante muito mais tempo...

Sem comentários:

Enviar um comentário